Youtuber denuncia sertanejos por fraude em “Lives”
Foto: Arte Movimento Country
Sem dúvida um dos assuntos mais comentados na última semana são as “lives sertanejas” que tem bombando após o isolamento social por causa da pandemia do Coronavírus. Mas o YouTube Rodrigo Ardilha usou seu perfil para fazer uma grave denúncia!
Alguns artistas sertanejos optaram então em começar a realizar shows on-line com o objetivo de entreter o seu público, arrecadar doações para a população vulnerável à Covid-19, e ganhar dinheiro, é claro.
Entre as lives sertanejas mais assistidas está o da cantora Marília Mendonça. A rainha da sofrência alcançou um recorde mundial no YouTube com mais de 3.2 milhões de acessos on-line.
Em segundo lugar a dupla Jorge e Mateus, que com um pouco mais de 10 minutos de transmissão os cantores já tinham mais que o dobro de acessos que que o show do cantor Gusttavo Lima.
Gusttavo Lima já realizou duas transmissões ao vivo da sua mansão em Goiânia o show, a primeira marca de surpreendeu seu público com uma “live” histórica realizada no último sábado (28).
Mas esta semana o Youtuber Rodrigo Ardilha usou o seu canal para denunciar os cantores por fraudarem a audiência. De acordo com sua declaração os artistas sertanejos e seus escritórios estariam contratando “BOT” uma espécie de robô, para ativar automaticamente milhões de usuários “fantasmas” antes do início da própria live.
Vale lembrar, que Marília Mendonça, Gusttavo Lima e Jorge e Mateus, já tinham mais de 1 milhão de usuários conectados, antes mesmo de começar a transmissão, que de acordo com Ardilha, seria um indício de fraude no meio sertanejo.
Recentemente o Movimento Country divulgou o valor dos cachês sertanejos que estavam variando de R$300 mil à R$800 mil reais. No caso do show Amigos, chegava aos R$5 milhões de reais por apresentação.
Com o isolamento social decretado em todos os estados, os shows foram cancelados, no entanto os artistas resolveram usar as redes sociais para se aproximar do fã e criar uma receita até então inexistente.
Entre os patrocinadores estão indústria de bebidas, alimentos, farmacêuticos e também empresas estatais como o Banco do Brasil e Petrobrás. De acordo o levantamento feito pelo Movimento Country junto à algumas agências de publicidade, o investimento por transmissão chega aos R$5 milhões de reais – isso mesmo – Isso é quanto faturam os artistas sertanejos por transmissão.
Vale lembrar que as doações que são repassadas pelos cantores sertanejos às famílias carentes e aos profissionais de saúde, são feitas pelas empresas parceiras e pelo público que fazem a doação enquanto assistem a live sertaneja, através do QR-Code disponível na tela de transmissão do You Tube.