Classe política critica churrasco de Bolsonaro
Foto: Reprodução
O churrasco anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no Palácio do Alvorada, no próximo domingo, foi alvo de críticas de diversos políticos nas redes sociais. A possibilidade de reunir 30 pessoas em uma festa, contrariando orientações de isolamento social em meio à pandemia de coronavírus, foi apontada como “insensível”; ontem, o Ministério da Saúde confirmou 9.146 óbitos pela covid-19 no país.
“O Brasil não tem presidente! Quem marca churrasco diante de 10 mil mortes, com milhares de famílias sentindo a dor da covid-19 na pele, não é um chefe de Estado! É um irresponsável. Não há precedentes no mundo para isso!”, declarou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) em rede social.
O Brasil não tem presidente! Quem marca churrasco diante de 10 mil mortes, com milhares de famílias sentindo a dor da covid-19 na pele, não é um chefe de Estado! É um irresponsável. Não há precedentes no mundo p/ isso!
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) May 8, 2020
Candidato à presidência na eleição de 2018, João Amoêdo (Novo), disse que o país segue “refém da falta de sensatez do presidente”. Outra concorrente de Bolsonaro na corrida eleitoral daquele ano, Marina Silva (Rede) afirmou que o churrasco mostra um presidente “completamente insensível com as dores das famílias brasileiras”.
Enquanto o ministro da Saúde fala que poderá recomendar o lockdown, o presidente leva empresários para pressionar o STF e avisa que fará um churrasco para amigos.
Seguimos assim batendo recorde de mortes diárias, sem um direcionamento e reféns da falta de sensatez do presidente.
— João Amoêdo (@joaoamoedonovo) May 8, 2020
O alerta do secretário geral da ONU sobre o “tsunami de ódio” gerado pela pandemia, com certeza, serve de recado direto ao presidente Bolsonaro. https://t.co/7oOCsiaPyR
— Marina Silva (@MarinaSilva) May 8, 2020
A ideia de um churrasco também foi criticada pelo ex-senador Cristovam Buarque; os deputados Alexandre Frota (PSDB-SP) e Joice Hasselmann (PSL-SP), ex-aliados de Bolsonaro; e outros parlamentares da oposição, como Alessandro Molon (PSB-RJ) e Marcelo Freixo (PSOL-RJ).
Este churrasco, sobre as covas de 10 mil mortos no Brasil e 280 mil no Mundo, ficará na história como exemplo de insensibilidade, mal gosto e deboche de um presidente diante do sofrimento do seu povo e da humanidade.
— Cristovam Buarque (@Sen_Cristovam) May 8, 2020
Sábado vamos chegar a 10 mil mortos no Brasil.E o Bolsonaro vai fazer um churrasco .O que ela vai comemorar ? @jairbolsonaro @VEJA @exame @RevistaISTOE @cartacapital @AttuchLeonardo @lobaoeletrico @joicehasselmann @PapaiBozo @JairLorenzetti @jairmearrependi pic.twitter.com/ltXtt486lE
— Alexandre Frota 77 (@alefrota77) May 8, 2020
Enquanto o PR vai confraternizar em churrasco com 30 pessoas, hospitais do estado dele, o RJ, estão em colapso. Mais de MIL pessoas à espera de um leito na capital. Ontem foram 155 mortes. Nenhuma palavra de conforto, nenhuma ação, nenhuma visita. Mas e daí, né @jairbolsonaro?
— Joice Hasselmann (@joicehasselmann) May 8, 2020
Num momento em que nossa nação conta mais de 9 mil mortos pelo coronavírus, é um tapa na cara dos familiares das vítimas o presidente da República anunciar um churrasco com 30 convidados. Um deboche do distanciamento social necessário. Genocida sarcástico! #ImpeachmentJá pic.twitter.com/N0B0Qvg6LL
— Alessandro Molon (@alessandromolon) May 8, 2020
Me digam um lugar do mundo que o presidente marcou um churrasco quando o país registrou 10 mil mortos por Corona vírus. Sabem?
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) May 8, 2020
Enquanto milhões de brasileiros arriscam a saúde e se aglomeram na fila da Caixa para receber R$ 600 reais, Bolsonaro organiza um churrasco para 30 convidados, com “vaquinha” de R$ 70,00 e direito a uma peladinha. O presidente desrespeita o povo!https://t.co/HXmwMi6LLn
— João Campos (@JoaoCampos) May 8, 2020
Bolsonaro prepara churrasco e futebol para o fim de semana. Vai comemorar o quê? Com 140 mil infectados e 10 mil mortos pela Covid-19, vai pedir o fim do isolamento social???
— Júlio Delgado (@depjuliodelgado) May 8, 2020
São mais de 135 mil casos confirmados e 9 mil mortos de Covid-19.
Mas Bolsonaro prefere fazer piada e, contrariando todas as regras de prevenção, diz que vai fazer um churrasco para 30 amigos com direito a futebol.
É podre. É nefasto. É inexplicável. É enjoativo. #ForaBolsonaro
— Ivan Valente (@IvanValente) May 8, 2020
Vai fazer churrasco para comemorar o que? https://t.co/s3cOpgayri
— Tabata Amaral (@tabataamaralsp) May 8, 2020
Mais de 9 mil mortes de Coronavírus.
Mais de 135 mil casos de Coronavírus.
E Bolsonaro vai fazer um churrasco pra 30 pessoas. É surreal ver como Bolsonaro age para agredir o país, agredir as famílias de doentes e mortos, de enviar mensagem criminosa contra as normas de saúde.
— Jandira Feghali (@jandira_feghali) May 8, 2020
Estamos nos aproximando das 10 mil mortes por coronavírus no Brasil. O governo atrasa o pagamento da renda emergencial de milhões de brasileiros, mas a postura do canalha que ocupa a presidência é essa: vai fazer um churrasco pra 30 pessoas. Tem que ser derrubado e preso! pic.twitter.com/bm6e9aoGel
— David Miranda (@davidmirandario) May 8, 2020