Conar acha que propaganda do BB engana o público
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O Conar decidiu, por unanimidade, suspender uma campanha do Banco do Brasil que oferece “60 a 180 dias para pagar próxima parcela” de empréstimos.
Segundo o relator da ação, proposta pela diretoria do Conar, o anúncio não divulga exatamente o que banco oferece. O filme veiculado na TV e o banner no site da instituição dão a entender que se trata de um postergamento da dívida, quando na verdade o BB oferece uma renegociação e não menciona taxas de juros nas peças.
Em sua defesa, o Banco do Brasil alegou que não há intenção de enganar o consumidor porque o anúncio na TV remete ao site, onde estão as informações completas sobre a oferta. O banco afirma que o anúncio é “claro e honesto” porque é possível conseguir vantagens de pagamento no prazo oferecido. A defesa também diz que o filme tem 30 segundos e que precisou situar nesse pequeno espaço a situação do país e os benefícios.
O relator manteve sua decisão e sustentou que as pré-condições para usufruir do benefício devem ser destacas no anúncio e que o tamanho das peças não pode ser justificativa para não inclusão. A informação sobre taxas de juros é essencial para o Conar em anúncio de empréstimo.
Ainda cabe recurso da decisão.