Deputados bolsonaristas estão envolvidos em atos ilegais
Foto: Jorge William / Agência O Globo
Deputados bolsonaristas deram apoio por meio de publicações em redes sociais ao ato antidemocrático que aconteceu no domingo em Brasília. Durante a manifestação, jornalistas foram agredidos. O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, também participou do protesto que tinha, entre os alvos, o Supremo Tribunal Federal (STF), o Congresso e o ex-ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública).
Onyx, que está licenciado do cargo de deputado federal pelo Rio Grande do Sul para integrar o ministério de Bolsonaro, caminhou entre os manifestantes vestido com uma camiseta amarela.
— Eu vim agradecer o carinho dos brasilienseis, das pessoas de fora que vieram aqui, trazendo seu apoio, sua fé, a certeza de que o Brasil vai continuar no rumo certo. O rumo certo do Brasil é o presidente Jair Bolsonaro. Obrigado a todos, em nome de Jesus — afirmou Onyx, em um vídeo disponibilizado online por um dos manifestantes.
Diversos parlamentares apoiadores de Bolsonaro também referendaram o ato de domingo. Integrantes da linha de frente da tropa bolsonarista na Câmara, as deputadas do PSL Bia Kicis (DF) e Carla Zambelli (SP) fizeram postagens de apoio ao ato.
“#TodoPoderEmanaDoPovo e o dia de hoje foi inesquecível!”, escreveu Kicis, ao publicar uma foto da manifestação.
#TodoPoderEmanaDoPovo e o dia de hoje foi inesquecível! pic.twitter.com/MqEbdG3AhM
— Bia Kicis (@Biakicis) May 4, 2020
Zambelli chamou os manifestantes de “patriotas” e, entre outras postagens, publicou um vídeo de Bolsonaro dizendo que “faremos cumprir a competição e ela será cumprida a qualquer preço” com hasthag “#TodoPoderEmanaDoPovo”.
Carreata HOJE em Brasília, em apoio ao Presidente @jairbolsonaro!
Muita honrada com a homenagem, patriotas! 💚💛💚💛pic.twitter.com/IZnue80NSg
— Carla Zambelli (@CarlaZambelli38) May 3, 2020
O deputado José Medeiros (Pode-MT) publicou uma foto do presidente ao lado da filha Laura e outras duas crianças na rampa do Palácio do Planalto. O registro acompanha a frase “Eu fico com a pureza da resposta das crianças”, trecho da canção “O que é? O que é?”, de Gonzaguinha. Ele também usou a hasthag “#TodoPoderEmanaDoPovo”.
“Eu fico com a pureza da resposta das crianças…” 🎶 #TodoPoderEmanaDoPovo ❤️🇧🇷🤖👶🏻 pic.twitter.com/xxqripBmkX
— JOSÉ MEDEIROS (@JoseMedeirosMT) May 4, 2020
Daniel Silveira (PSL-RJ) ironizou os que afirmam que Bolsonaro tem apoio de robôs nas redes sociais. Ele escreveu: “Robozada invadindo Brasília neste domingo”, com um vídeo da carreata realizada em forma de protesto. Em outra mensagem, reproduziu uma das frases ditas por Bolsonaro na manifestação: “Chegamos no limite, não tem mais conversa. Daqui pra frente, não só exigiremos, faremos cumprir a Constituição, ela será cumprida a qualquer preço.” Em ambas as publicações, marcou hasthag “#TodoPoderEmanaDoPovo”.
Robozada invadindo Brasília neste domingo.#TodoPoderEmanaDoPovo pic.twitter.com/LxH9qd8oFs
— Daniel Silveira (@danielPMERJ) May 3, 2020
Otoni de Paula (PSC-RJ) também usou uma foto da manifestação, com destaque para uma faixa ilustrada com os dizeres: “Contra o vírus do STF e do Congresso”. Otoni escreveu: “Disso político vagabundo tem medo. Ninguém mexe com o PR Jair Bolsonaro”, completando: “O CHEGA de @jairbolsonaro está abalando a República. Talvez seja por que agora ele não fará mais nenhum esforço para que haja harmonia entre os poderes. Se o poder judiciário não respeitar a separação entre os poderes o poder executivo não respeitará as decisões do @STF_oficial”.
Disso político vagabundo tem medo. Ninguém mexe com o PR @jairbolsonaro pic.twitter.com/dNZU2QuyOo
— Otoni de Paula (@OtoniDepFederal) May 4, 2020
A deputada Caroline de Toni (PSL-SC) declarou que esteve na manifestação. “Brasília, 03 de maio de 20. Carreata em apoio ao Presidente @jairbolsonaro. Estive lá, e devo dizer que foi realmente impressionante”, publicou junto com a a hasthag “#TodoPoderEmanaDoPovo”.
Brasília, 03 de maio de 20. Carreata em apoio ao Presidente @jairbolsonaro. Estive lá, e devo dizer que foi realmente impressionante. #TodoPoderEmanaDoPovo pic.twitter.com/bF1Q9EHpnS
— Caroline De Toni (@CarolDeToni) May 4, 2020
Além de parlamentares, apoiadore de Bolsonaro com grande número de seguidores nas redes sociais também turbinaram o evento. A ativista Sara Winter, que foi assessora da ministra Damares Alves, afirmou em uma mensagem no Twitter que o ato teve como idealizador Olavo de Carvalho.
“Quem me pediu pra fazer tudo isso foi o prof. Olavo”, escreveu. Sara foi candidata a deputada federal no Rio em 2018 pelo Democratas, mas não se elegeu. Fundadora da versão brasileira do grupo feminista internacional Femen, ela, a partir de 2015, passou a atacar as pautas que defendia e hoje se diz uma ativista pró-vida e pró-família.