Explodem ataques ao STF durante depoimento de Moro
Foto: Reprodução/VEJA
Uma guerra virtual de narrativas e acusações está em curso nas redes sociais neste sábado, 2, deflagrada pelo depoimento de Sergio Moro agendado para este sábado, 2, na Polícia Federal em Curitiba. O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública promete mostrar provas do comportamento intervencionista de Jair Bolsonaro na PF, órgão que investiga os filhos Eduardo e Carlos Bolsonaro como integrantes de um esquema de divulgação de notícias falsas.
No Twitter, a #GolpedeEstado já conta com 447.000 citações e é o principal trending topic na manhã de sábado. A #GolpedoSTF tem 197.000 posts e consta em quinto lugar no trending. Há diversos tuítes em outras línguas com as hashtags em questão. Ambas têm como função disseminar a ideia de que estaria em curso um golpe de estado articulado pelos ministros do Supremo Tribunal Federal, com participação de Moro, para derrubar o presidente Jair Bolsonaro. Exemplo mais contundente dessa conspiração seria a suspensão da posse de Alexandre Ramagem como novo dirigente da Polícia Federal e a derrubada das restrições da Lei de Acesso à Informação. Uma terceira hashtag deve ganhar força: #oreporbolsonaro, usada pela deputada federal Carla Zambelli para pedir apoio ao presidente.
Um País lutando para se livrar das garras de um sistema corrupto, e contra um ativismo judicial jamais visto na história da República. #GolpeDeEstado não!!
O povo brasileiro não irá deixar isso acontecer. pic.twitter.com/RkdZizpdHL
— RicDelfino (@ricdelf) May 2, 2020
O volume de tuítes deve crescer ao longo do dia, conforme surgirem informações do depoimento de Moro.