Médica pró-cloroquina é cotada para ministério

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William / Agência O Globo

Logo antes de Nelson Teich pedir demissão do Ministério da Saúde, o presidente Jair Bolsonaro teve uma reunião com a médica Nise Yamagushi, defensora da utilização da cloroquina em pacientes com Covid-19 desde os primeiros sintomas. Bolsonaro vinha pressionando Teich a mudar o protocolo de utilização da cloroquina.

Bolsonaro reuniu-se com Yamagushi das 10h30 às 10h55, no Palácio do Planalto. Em seguida, teve uma reunião com Teich, de 10h55 às 11h05. Nenhuma das reuniões constava na previsão inicial da agenda de Bolsonaro, mas foram incluídas posteriormente. O pedido de demissão de Teich foi divulgado pelo Ministério da Saúde ao meio-dia

Nise Yamagushi assessora o comitê de crise do governo federal contra a pandemia. Ela já havia tido dois encontros com Bolsonaro, nos dias 6 e 7 de abril, quando o ministro da Saúde ainda era Luiz Henrique Mandetta.

Quando a exoneração de Teich foi divulgada, Nise Yamaguchi estava no Salão Nobre do Planalto, no evento de lançamento de uma campanha de combate à violência contra a mulher. Ao fim da cerimônia, depois que Bolsonaro deixou o local, ela subiu para o terceiro andar, onde fica o gabinete do presidente.

À tarde, ela foi vista pelo GLOBO falando ao telefone no terceiro andar, acompanhada de sua assessora de imprensa, que disse não saber de nada. Ela estava ao celular e não atendeu aos chamados da reportagem.

O Globo