Teich fará propostas de isolamento a governadores
Foto: EVARISTO SA / AFP
O Ministério da Saúde apresentou, nesta segunda-feira (11/5), a estratégia de gestão de risco para orientar medidas de isolamento social nos estados e municípios. No entanto, o ministro da Saúde, Nelson Teich, não detalhou a proposta e prometeu que fará isso após uma validação dos secretários de saúde na próxima quarta-feira (13/5).
A estratégia apresentada pelo Ministério da Saúde se baseia em quatro eixos: capacidade instalada, perfil epidemiológico do local, velocidade de crescimento da doença e a mobilidade urbana. Com a avaliação dos indicadores desses eixos uma pontuação será calculada e será possível indicar a “definição dos níveis de distanciamento” e, com isso, qual medida deve ser tomada.
Entre elas estão: distanciamento social seletivo I, distanciamento social seletivo II, distanciamento social ampliado I, distanciamento social ampliado II e restrição máxima.
Apesar de afirmar que o trabalho foi feito em conjunto com integrantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Teich disse que foi surpreendido com reportagens que indicaram rejeição da proposta pelos conselhos.