Caixa é advertida por propaganda enganosa
Foto: Reprodução/ O Globo
O Conar advertiu a Caixa e pediu a alteração de um anúncio que fala em “pausa no pagamento” de obrigações com o banco durante a pandemia.
O processo no órgão foi aberto depois da Procuradoria da República de São Paulo denunciar os anúncios ao Conar por considerar que o apelo da propaganda de pausar os pagamentos não é honesto com os consumidores.
Em sua defesa, a Caixa alegou que o anúncio precisa ser visto em conjunto com outras comunicações do banco e que a pausa no contrato é detalhada a medida que o consumidor se interesse pelo benefício. Ainda segundo a defesa do banco, falar em pausa é uma forma de atrair a pessoa e as informações para que isso se realize serão dadas posteriormente.
O relator do processo no Conar não aceitou os argumentos da defesa da Caixa. Considerou que as peças publicitárias precisam deixar claro que as ofertas apresentadas têm restrições e onde elas estão detalhadas, solicitando essa alteração. O relator também pediu a advertência ao anunciante pela reincidência de casos semelhantes envolvendo a Caixa.