SP vive desastre epidemiológico sem saber
Foto: Ronny Santos
Os resultados preliminares do inquérito sorológico que a Prefeitura de São Paulo está fazendo para descobrir quantas pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus na cidade mostra que o percentual pode chegar a 9,5%.
Pelos resultados, cerca de 1,2 milhão de pessoas podem já ter sido infectadas —ou mais do que o total de Espanha e França juntas.
Os dados oficiais disponíveis até agora registravam apenas 10% desse total —ou cerca de 120 mil casos de Covid-19 confirmados na capital.
Isso acontece porque poucas pessoas fazem o teste para coronavírus —a maioria se submete a exame apenas depois de ter sintomas.
E foi justamente para descobrir a subnotificação na cidade e tentar se aproximar do número real de infectados que a prefeitura decidiu fazer o inquérito sorológico.
Ele prevê a realização de exames em 45 mil pessoas sorteadas em todos os distritos por idade, renda e outros critérios, formando amostra representativa de SP.
Até agora, cerca de 5 mil exames foram realizados.
Já um inquérito sorológico em 900 dos 3.000 moradores da ilha de Fernando de Noronha mostrou que cerca de 4,7% deles já foram infectados pela Covid-19.
Foram 140 infectados, ou o dobro de casos oficiais até então registrados: 71. Ou seja, mais da metade não manifestou qualquer sintoma.