Lava Jato agora foca PSDB
Foto: Beto Barata/PR
A operação Lava Jato em São Paulo denuncia o senador José Serra e a filha dele, Verônica Allende Serra, por corrupção. A Polícia Federal cumpre mandados, nesta sexta-feira (3), em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Segundo informações do Ministério Público Federal (MPF), a Operac¸a~o Revoada apura o funcionamento de um esquema de lavagem de dinheiro no exterior, em favor de agentes poli´ticos e outros operadores.
A denúncia indica que, entre 2006 e 2007, José Serra se aproveitou de seu cargo e influência política para receber, da Odebrecht, pagamentos indevidos em troca de benefícios relacionados às obras do Rodoanel Sul. Milhões de reais foram pagos pela empreiteira por meio de uma sofisticada rede de offshores no exterior.
As investigac¸o~es mostraram que o empresário Jose´ Amaro Pinto Ramos e Vero^nica Serra constitui´ram empresas no exterior, ocultando seus nomes. Por meio delas, os dois receberam os pagamentos que a Odebrecht destinou ao enta~o governador de Sa~o Paulo.
Eles realizaram diversas transfere^ncias para dissimular a origem do dinheiro e o manteve em uma conta de offshore controlada, de maneira oculta, por Vero^nica até o fim de 2014, quando foram transferidos para outra conta de titularidade oculta, na Sui´c¸a.
Em um dos endereços, na Vila Nova Conceição, bairro nobre da capital paulista, os agentes cumprem mandado de busca e apreensão. No RJ, os policiais estão no bairro do Leblon, zona sul da capital fluminense.
A primeira viatura deixou a sede da PF em São Paulo, no bairro da Lapa, zona oeste da capital paulista, por volta das 5h40. Os nomes dos alvos ainda não foram divulgados.
Até o momento, não há informações sobre mandados de prisão sendo cumpridos.