Militares estão sendo vitimados por coronavírus
Foto: Reprodução/ Veja
No balanço de quatro meses da Operação Covid-19, o Ministério da Defesa lista uma série de ações empregadas pelas três forças no combate ao vírus, como resgate de brasileiros no exterior, transporte de pessoal e equipamentos, descontaminação de locais públicos, fabricação de material de proteção individual e ações na fronteira e em terras indígenas.
O levantamento mostra ainda que a pandemia atingiu boa parte – um terço – dos 34.000 militares do Exército, Marinha e Aeronáutica empregados no combate ao vírus. Até 19 de julho, quando foi fechado o balanço, 10.517 militares foram infectados pelo coronavírus. Representam 31% do efetivo no front.
Entre os contaminados, 23 morreram, 1.783 lutam contra a doença e 8.711 já se recuperaram. Dos 34.000, 9.500 são homens e mulheres militares da área da saúde.
Esse efetivo total empregado nas ações contra a pandemia supera o número de militares que atuaram na Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a 2ª Guerra Mundial, destaca o Ministério da Defesa.
No seu balanço, o ministério informa que suas aeronaves nessas missões já voaram 1.389 horas, ou 326.000 milhas náuticas voadas. E exalta que representam “15 voltas no planeta”, 1 a cada 8 dias de operação.