A estratégia do governo ao chegar a 100 mil mortes

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Foto: EVARISTO SA / AFP

A atitude de enaltecer nas redes sociais as ações positivas do governo em relação ao Covid-19 — que ganharam destaque no domingo após a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) responder ao ex-ministro da Justiça Sérgio Moro no Twitter — faz parte de uma estratégia de divulgação de dados adotada nos últimos meses pelo governo. O artifício visa “criar oportunidades” para divulgar a agenda positiva do governo através de postagens de perfis de personagens relevantes em número seguidores.

Ao longo da semana passada, a Secretaria de Comunicação discutiu como seriam as postagens em relação ao recorde de 100 mil mortos vítimas do novo coronavírus no Brasil, número atingido na última sexta-feira. A equipe de comunicação no governo é contra o modelo de contabilização de mortos e o que chamam de “transformação dos números em tragédia”. Por isso, decidiu-se internamente elaborar um material para fazer um contraponto positivo sobre as milhares de mortes da doença.

A ideia era não permitir que os números de 100 mil mortes fossem usados para atingir o presidente Jair Bolsonaro. O entendimento na Secom é de que os números seriam registrados independentemente de quem está à frente da Presidência da República. Assim, a Secretaria de Comunicação preparou um material robusto, com pontos positivos e deu início a uma postagem à espera de reações.

Ex-ministro de Bolsonaro, Moro afirmou nas redes sociais que “não podemos nos conformar, nem apenas dizer #CemMilEdaí”. “São mais de 100 mil mortos; 100 mil famílias que perderam entes para a Covid. Que a ciência nos aponte caminhos e que a fé nos dê esperança”, completou. A postagem do ex-ministro inaugurou a sequência de publicações positivas do governo, que estavam preparadas para a ocasião. Vinculando Moro à postagem, a Secom respondeu que, “para um Governo, muito mais do que palavras bonitas, a melhor forma de mostrar que se importa é trabalhando”. “O Governo do Brasil tem trabalhado sem descanso desde o começo”, completou.

Em seguida, a Secretaria de Comunicação publicou 16 mensagens defendendo a atuação do governo federal na crise sanitária, citando investimentos na área de saúde, ajuda financeira a estados e o número de pessoas recuperadas da doença, além da taxa de mortos por milhão que, segundo a pasta, é uma das menores entre as grandes nações. Dados da Universidade de Oxford, na Inglaterra, no entanto, apontam que o Brasil tem a 11ª taxa por milhão.

As mensagens da Secom seguiram a mesma linha de raciocínio adotada pelo ministro das Comunicações, Fabio Faria, que pediu “união contra o coronavírus. “Faço esse convite especialmente a quem tem festejado o vírus. O governo não está deixando ninguém ficar pra trás e está atuando em todas as frentes. Que possamos sair dessa mais fortes como nação e como seres humanos”, escreveu.

O ministro também afirmou o destaque dado às vítimas de Covid “parecia a comemoração do milésimo gol do Pelé”. Os melhores momentos do vírus ganharam destaque em todo lugar. Até no intervalo de um jogo de futebol, a TV mostra os melhores momentos dos dois times. Quando vamos nos unir como brasileiros?”, afirmou.

Mais tarde, a Secom publicou outras mensagens enaltecendo a atuação do governo federal no combate ao vírus e dizendo que o governo “reagiu desde o início e exemplarmente à pandemia”. O presidente Jair Bolsonaro republicou a sequência de mensagens em seu perfil, mas não publicou nenhuma mensagem sobre o tema neste sábado. Ele, no entanto, postou sobre apreensão de drogas, obras de infraestrutura e parabenizou o Palmeiras pelo título no campeonato paulista.

O Globo