Escolas paulistas reabrirão em outubro
Foto: Dimitris Rapakousis / EPA – EFE- 24.3.2020
O governo de São Paulo deve adiar a previsão de reabertura das escolas para o dia 5 de outubro, conforme fontes envolvidas nas discussões. O anúncio será feito pelo governador João Doria nesta sexta-feira (7).
As instituições de ensino estão fechadas desde 23 de março para mitigar a transmissão do novo coronavírus.
A previsão inicial era que a retomada gradual ocorresse a partir de 8 de setembro, mas isso só seria possível se todo o estado estivesse por 28 dias na fase amarela, a terceira do plano de reabertura controlada, o que não vai ocorrer.
Faltando um mês para a data prevista, muitas regiões, sobretudo no interior, continuam nas fases laranja ou vermelha, na qual só funcionam os serviços essenciais.
Na noite desta quinta-feira (8) ainda era muito intensa a discussão entre as diferentes autoridades do governo paulista. Alguns defendiam a regionalização da abertura das escolas, permitindo que municípios nas fase amarela, como a capital paulista, comecem a retomar as aulas.
Um decreto editado pelo governo estadual permite fazer uma abertura com 80% da população na fase amarela, ao invés dos 100% inicialmente pretendidos, mas a pressão é para ir além. Também existe uma discussão de apenas autorizar a abertura das escolas municipais, mas deixar a decisão para os prefeitos.
O tema é bastante polêmico. Os professores da rede pública, que têm seus salários garantidos, não querem voltar às aulas. Nas redes particulares, a pressão é para a retomada porque muitos pais estão tirando seus filhos da escola.