Fachin relatará ação de Lula contra Dallagnol
Foto: Agência O GLOBO
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin será o relator do pedido de Lula para que o julgamento contra Deltan Dallagnol relacionado ao power point sobre petista aconteça na próxima sessão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), marcada para terça-feira (25).
A análise do caso, que prescreve em setembro, já foi adiada 41 vezes pelo Conselho do MP. A defesa de Lula solicita que o órgão julgue se houve desvio funcional de Deltan e de outros procuradores da Lava-Jato na apresentação de um power point que colocou Lula como chefe de uma organização criminosa, em 2016.
No pedido enviado ao Supremo, a defesa do petista destacou que não solicita à corte que aprecie o mérito da ação, pois isso já é tema de um de habeas corpus que pede a suspeição dos procuradores de Curitiba e a anulação dos processos que conduziram envolvendo Lula. O que pedem, segundo a petição, é que o Supremo atue para que o Conselho julgue se houve desvio de função dos procuradores no episódio do power point. Os advogados alegam que eles “usaram a estrutura do Ministério Público Federal para manifestar posicionamentos políticos” .