
Eduardo Bolsonaro é mais popular que irmãos
Foto: Reprodução
Eduardo Bolsonaro é o filho mais popular do presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais. Pouco atrás, em segundo lugar, está Carlos, conhecido nacionalmente pelo seu bom desempenho e liderança do clã nas redes. As informações foram divulgadas por um relatório da Quaest, que analisou a popularidade nas redes do presidente e de seus filhos político, Flávio, Eduardo e Carlos.
Segundo o levantamento, todos os três filhos atingiram um desempenho muito similar nas redes, indicando que, apesar das diferenças no uso, atingem e engajam um público comum. Já o presidente, acumula desde março o dobro da popularidade do deputado, senador e do vereador, mantendo um desempenho maior e mais estável sobretudo a partir de junho.
A derrubada pelo Facebook de 88 contas, páginas e grupos ligados a funcionários do presidente e aliados em julho teve um leve impacto na popularidade de todos os quatro no mês seguinte. No entanto, segundo o relatório, o efeito durou pouco e a recuperação veio em seguida. A rede social informou que o conjunto removido agia para enganar sistematicamente o público desde as eleições de 2018.
Para analisar a popularidade digital dos membros da família Bolsonaro, a Quaest coletou uma série de métricas de uso do Facebook, Instagram, Twitter e Youtube, bem como dados de buscadores (Google Search e do Youtube) e de acessos da Wikipedia de março a agosto, todos processados por meio de um algoritmo de inteligência artificial que os agrega em seis dimensões: Presença Digital, Fama, Engajamento, Mobilização, Valência e Interesse
Em outra pesquisa realizada a pedido do Sonar, a Quaest analisou as curtidas da família Bolsonaro e concluiu que, apesar de ter um período menor analisado, Eduardo curtiu muito mais publicações do que os irmãos e o pai: foram poucos mais de 3 mil apenas nos últimos meses. Enquanto isso, desde 2019, Carlos curtiu 2 mil, Bolsonaro curtiu 1,3 mil e Flávio 1,1 mil.