Covas terá o quádruplo de tempo de TV que Russomanno
Foto: Agência O Globo
O prefeito Bruno Covas (PSDB), candidato à reeleição e segundo colocado nas pesquisas à Prefeitura da capital paulista, terá quatro vezes mais tempo de propaganda eleitoral na TV do que o deputado Celso Russomanno (Republicanos), que lidera as intenções de voto. Com uma coligação que reúne seis partidos, Covas terá direito a 3 minutos e 29 segundos. A coligação de Russomano, que reúne duas siglas, terá 51 segundos.
Segundo a última pequisa divulgada sexta-feira pelo Ibope, Russomanno tem 26% das intenções de voto e Covas segue em segundo lugar, com 21%. Tecnicamente os dois estão empatados dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
O horário eleitoral gratuito começa na próxima sexta-feira, dia 9 de outubro.
O ex-governador Márcio França (PSB) tem o segundo maior tempo, de 1m36s, seguido por Jilmar Tatto, do PT, com 1m7s, e Joice Hasselmann, do PSL, com 1m4s.
Guilherme Boulos, do PSOL, que aparece na terceira posição nas pesquisas, empatado com Márcio França, terá 17 segundos. Boulos tem 8% das intenções de voto e França 7%.
Andrea Matarazzo (PSD) terá 45 segundos de propaganda. Orlando Silva (PCdoB) terá 17 segundos, seguido por Arthur do Val (Patriota), com 16 segundos e Filipe Sabará (Novo), com 15 segundos.
Os tempos de inserção na tevê e no rádio são iguais. A lei prevê dois blocos diários de dez minutos, no rádio e na TV. Em São Paulo, por sorteio, ficou estabelecido que Orlando Silva, do PCdoB, vai abrir o horário eleitoral. O sistema prevê rodízio – a cada dia a propaganda veiculada por último, na véspera, será a primeira, apresentando-se as demais na ordem do sorteio.
Desde 2015, 90% do espaço são divididos entre os candidatos de acordo com o número de deputados federais eleitos pelos seis maiores partidos que integram a coligação. Os 10% restantes são distribuídos igualmente entre as chapas.
Covas tem o maior número de partidos coligados, num total de 180 representantes na Câmara Federal. A segunda maior coligação é a de Márcio França, com quatro partidos e 80 deputados federais.
A Aliança por São Paulo, coligação de Russomanno, tem 40 parlamentares na Câmara dos Deputados.
Quatro candidatos à Prefeitura de São Paulo não terão tempo de propaganda eleitoral gratuita : Antonio Carlos (PCO), Levy Fidelix (PRTB), Marina Helou (Rede) e Vera Salgado (PSTU). O motivo é a cláusula de barreira, que regula o acesso a recursos públicos para financiamento de campanhas e a propaganda eleitoral gratuita.
Veja o tempo de cada candidato
Bruno Covas (PSDB) – 03:29
Márcio França (PSB) – 01:36
Jilmar Tatto (PT) – 01:07
Joice Hasselmann (PSL) – 01:04
Celso Russomanno (Republicanos) – 00:51
Andrea Matarazzo (PSD) – 00:45
Guilherme Boulos (PSOL)- 00:17
Orlando Silva (PCdoB) – 00:17
Arthur do Val (Patriota) – 00:16
Filipe Sabará (Novo) – 00:15
Conheça as maiores coligações:
Aliança Por São Paulo: PTB e Republicanos
Todos por São Paulo: Progressistas, MDB, Podemos, PL, Democratas e PSDB
Aqui tem palavra: PDT, PSB, Avante e Solidariedade