Empregos com carteira assinada têm queda contínua
Foto: Reprodução/ Internet
Depois de atingir principalmente trabalhadores informais nos primeiros meses da pandemia, dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que a população desocupada vem crescendo agora principalmente entre os trabalhadores com carteira assinada.
O resultado divulgado nesta sexta-feira (29) se contrapõe ao balanço apresentado no dia anterior pelo governo a partir do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que aponta aumento de contrações e crescentes saldos positivos nos meses de julho, agosto e setembro.
De acordo com a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) do IBGE, o número de empregados com carteira do trabalho chegou ao menos patamar desde o início da série em 2012. De junho a agosto, ficou em 29,1 milhões. Em comparação com o trimestre encerrado em maio, houve uma retração de 2 milhões de vagas. Na comparação com igual período do ano passado, a queda é o dobro: 4 milhões.
Segundo a analista do IBGE Adriana Beringuy, nesse trimestre encerrado em agosto, a parcela informal do mercado de trabalho respondeu por 29% do total de vagas fechadas no país. No trimestre móvel anterior, terminado em maio, esse número correspondia a 74%.
“Isso tem a ver com o fato de que, no auge da pandemia, pelo isolamento social, essa população informal foi a mais afetada”, afirma Beringuy.
Redação com Folha
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.