Neta do criador do refrigerante maranhense critica Bolsonaro
Foto: Alan Santos/PR
Após o presidente Jair Bolsonaro fazer uma piada preconceituosa sobre o Guaraná Jesus em visita ao Maranhão, o refrigerante rosa tradicional da região virou um dos assuntos mais comentados do Twitter. A bisneta do criador da bebida, Roberta Gomes, criticou a brincadeira em suas redes sociais e, em apoio, o governador do estado, Flávio Dino (PCdoB), vai fazer uma live com a jornalista nesta sexta-feira.
No Twitter, Roberta Gomes afirmou que o bisavô, o farmacêutico Jesus Norberto Gomes, era admirador do comunismo e dividia lucros da empresa com funcionários. Após a postagem, ela relatou que estava recebendo ataques de apoiadores do presidente.
Se o imbecil Bolsonaro soubesse que meu bisavô Jesus, criador do Guaraná Jesus, era admirador do comunismo e dividia lucros da empresa com funcionários (décadas 20/30/40), ele nem tinha dado um gole no refri e nos poupava de mais uma de suas asneiras preconceituosas e grosseiras
— Roberta Gomes (@robertaccg) October 29, 2020
‘Se o imbecil Bolsonaro soubesse que meu bisavô Jesus, criador do Guaraná Jesus, era admirador do comunismo e dividia lucros da empresa com funcionários (décadas 20/30/40), ele nem tinha dado um gole no refri e nos poupava de mais uma de suas asneiras preconceituosas e grosseiras’, escreveu Roberta Gomes.
O governador do estado, Flávio Dino, que já tinha afirmado que iria processar Bolsonaro e feito um convite para que maranhenses tomassem a bebida cor de rosa em resposta, marcou uma live em com a jornalista para contar a história do guaraná, que hoje faz parte do catálogo de bebidas da Coca-Cola.
‘Meio-dia a jornalista Roberta Gomes @robertaccg, bisneta do criador do guaraná Jesus, vai contar para mim a história de sucesso de uma marca maranhense. Será uma forma de também homenagear a memória do Sr. Jesus Gomes, ofendido por um presidente sem decoro e sem educação’.
Durante uma parada na cidade de Bacabeira (MA), o presidente Jair Bolsonaro tomou o Guaraná Jesus, cor de rosa, e questionou se teria virado “boiola”, devido à cor da bebida. Após a repercussão negativa do comentário, ele pediu desculpas durante uma transmissão ao vivo em suas redes sociais, nesta quinta-feira.
Depois da piada do presidente, o Guaraná Jesus ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter e foi motivo para memes.
Disparam as vendas do Guaraná Jesus. pic.twitter.com/X45nw3vUL3
— Paulo RJ (@hospicio_brasil) October 30, 2020
O guaraná jesus depois de ser tomado pelo bolsonaro pic.twitter.com/vtXWz8VDcW
— . (@DarlyLessa1) October 29, 2020
Até Hamilton tá do lado do guaraná Jesus https://t.co/fSXd3IX6w6
— barulho no céu (@trov_ao) October 30, 2020
O deputado estadual bolsonarista Gil Diniz (sem partido), aproveitou a piada de Bolsonaro sobre o Maranhão como gancho para uma brincadeira também preconceituosa sobre a cidade de Campinas, no interior de São Paulo.
‘Guaraná Jesus ou água de Campinas? Brincadeira com meus amigos campineiros kkkkk’, escreveu o parlamentar, compartilhando o vídeo do presidnete em sua live.
Durante a trasmissão, ele pediu desculpas pelo comentário preconceituso.
— Pessoal, fiz uma brincadeira. Se alguém se ofendeu, me desculpa aí, tá certo. O Guaraná Jesus, devido à cor dela, cor de rosa — disse Bolsonaro.
Guaraná Jesus ou água de Campinas? 😂😂😂 Brincadeira com meus amigos campineiros kkkkk https://t.co/BTJHeShuTg
— Gil Diniz – 10120 Sonaira Fernandes – Vereadora SP (@carteiroreaca) October 30, 2020
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.