Partidos representarão contra senador da cueca
Foto: GloboNews
Os partidos Rede e Cidadania anunciaram que vão entrar nesta sexta-feira (16) com representação contra o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) no Conselho de Ética.
Chico Rodrigues foi flagrado pela Polícia Federal na quarta-feira (14) escondendo dinheiro na cueca. Ele foi alvo de um mandado de busca e apreensão em casa, durante operação que investiga desvios de recursos públicos para o combate à Covid-19 em Roraima.
“Vamos protocolar a representação nesta sexta”, afirmou ao blog o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
Depois que uma representação chega ao Conselho de Ética, os senadores do colegiado devem decidir se abrem processo ou arquivam o caso. Se o processo for adiante, Chico Rodrigues pode ser punido até com a perda do mandato parlamentar.
No documento que vão entregar ao Conselho, Rede e Cidadania lembram que Chico Rodrigues é membro da comissão do Congresso que acompanha os gastos públicos voltados para ações na pandemia.
“Sua influência, caso comprovada a denúncia, se estenderia, portanto, desde a obtenção dos recursos em Brasília até o seu gasto no órgão estadual de Roraima”, diz o documento.
Os partidos também afirmam que as investigações mostram que é “evidente” a quebra de decoro parlamentar por parte de Chico Rodrigues. Por isso, pedem a perda do mandato do senador.
Na quinta (15), o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o afastamento de Chico Rodrigues do mandato por 90 dias.