Peru comprará vacina chinesa do Butantan
Foto: Antonio Molina / Agência O Globo
Rechaçada por Bolsonaro e capitalizada por João Doria, a coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantã em parceria com o laboratório chinês Sinovac, em São Paulo, tem sido procurada por nações vizinhas da América do Sul. Até agora, é com o governo do Peru que as conversas estão mais avançadas. Envolvidos na negociação relataram à coluna que uma carta de intenções para adquirir as vacinas contra a Covid-19 já foi firmada. O documento, porém, não garante que o negócio está fechado.
A ideia é que, quando o Instituto Butantã tiver capacidade de produzir vacinas em grande quantidade, passe a abastecer seu vizinho latino, sem prejudicar o fornecimento brasileiro. Ainda não há prazo para que isso aconteça. Também não está definido o número de doses que serão vendidas.
O governo peruano investe em outra frente. O país pretende firmar com o Instituto Butantã um acordo de transferência de tecnologia, para que, no futuro, possa produzir a CoronaVac. Os peruanos também procuraram a Fiocruz para negociar a compra de vacinas desenvolvidas em parceria com a farmacêutica AstraZeneca e a Universidade de Oxford, na Inglaterra. Neste caso, o acordo não prosperou, porque as vacinas produzidas no Brasil devem abastecer apenas o mercado nacional.
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.