Bolsonaro promete continuar com “horário eleitoral” ilegal
Foto: Reprodução
A decisão de Jair Bolsonaro (sem partido) de instituir um “horário eleitoral gratuito” e declarar apoio a diversos candidatos nas eleições municipais por meio de transmissões ao vivo do Palácio da Alvorada divide especialistas e integrantes do Judiciário.
A conduta já foi questionada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro e por candidatos à prefeitura de São Paulo.
Uma das alegações presentes nas ações é a de que a atitude configura abuso de poder político por infração à lei que proíbe o uso de bem público em campanha, uma vez que o mandatário costuma gravar os vídeos de dentro do Palácio do Alvorada, residência oficial da presidência.
Outra justificativa é que os perfis de Bolsonaro nas redes sociais, por onde são transmitidas as lives, teriam caráter oficial, não pessoal, pois o presidente usa os canais para propagar ações institucionais do governo.
Caso as ações avancem, elas podem gerar a cassação do candidato beneficiado ou a imposição de multa. A tramitação começará nas Justiças Eleitorais dos estados e só depois poderá chegar ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Redação com Folha
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.