Paes foge de falar sobre apoio a Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Aline Massuca/Valor

O prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), afirmou nesta segunda-feira que pretende cumprir seu mandato de quatro anos até o fim, sem deixar o cargo para concorrer ao governo do Estado em 2022. A declaração foi feita em entrevista ao programa “Em Foco com Andréia Sadi”, da GloboNews.

Paes foi questionado sobre diferentes cenários na política para os próximos dois anos. Ao falar sobre seu cargo, garantiu que permanecerá na prefeitura, mas “obviamente” participará “do processo político” de 2022, olhando para as eleições nacionais no momento adequado. “Ficarei aqui na prefeitura do Rio, uma tarefa que me orgulha muito”, afirmou.

Também no programa, ele foi questionado se teria ambições presidenciais e respondeu que, para o político, pensar em um posição dessa é “um pouco de destino, de circunstância”, mas que esse não é seu foco no momento.

Paes frisou estar voltado para o cargo conquistado no domingo, quando derrotou o atual prefeito e candidato Marcelo Crivella (Republicanos), com 64% dos votos válidos, no segundo turno das eleições municipais no Rio de Janeiro.

Indagado sobre quem seria o nome do DEM para Presidência da República em 2022, ele disse que o prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, “as duas lideranças nacionais que o partido tem”, são aqueles que devem conduzir o processo de buscar nome do partido para corrida presidencial.

O prefeito eleito aproveitou a ocasião para elogiar Maia, o “senhor estabilidade”, nas palavras dele, em um momento em que o cenário político do país beirou a “radicalismo”. Na análise de Paes, Maia fez com que o Congresso ocupasse protagonismo no cenário nacional, bem como ajudou a promover diálogos entre vertentes distintas na polícia.

Para ele, a recondução de Maia na presidência da Câmara dos Deputados “seria excepcional para o Brasil”. A eleição está marcada para fevereiro de 2021, mas a reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado na mesma legislatura é vedada pela Constituição. Maia está no terceiro mandato como presidente da Câmara e a possibilidade de nova reeleição requer mudança de regra que será analisada em breve pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Paes afirmou que, naquilo que depender dele, estará ao lado de Maia para ajudá-lo nessa tarefa. “Pelo meu país, porque como prefeito de uma cidade tão importante como o Rio, o que a gente quer é estabilidade, que as coisas avancem, que não tenha radicalismo e que o governo funcione. E o Rodrigo, na minha opinião, é o político que mais significa isso hoje no Brasil. Portanto, permanecendo na [presidência da] Câmara dos Deputados, não tenho dúvida de que ele vai dar uma contribuição muito grande”, afirmou.

Ainda sobre 2022, Paes foi questionado se veria com bons olhos reeleição de Jair Bolsonaro. Ele preferiu não responder à pergunta. “Você está falando de 2022”, afirmou ele. “Agora, eu vou ‘prefeitar'”, afirmou.

Paes informou ainda não ter conversado com o presidente após sua vitória ontem contra Crivella – apoiado por Bolsonaro. Mas, segundo o prefeito eleito, pretende conversar com o presidente da República e não descartou visita à Brasília.

Valor Econômico 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.