Anvisa continua enrolando com vacina da Pfizer

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Craig F. Walker/Reuters

O registro da vacina da Pfizer na Suíça em procedimento padrão, ou seja, que não é emergencial, deve acelerar o processo de registro no Brasil. De acordo com a apuração da CNN, existe um acordo bilateral entre Brasil e Suíça e isso permite uma maior troca de informações entre as agências reguladoras dos dois países.

No final de setembro, a Anvisa anunciou um acordo de cooperação internacional de cooperação técnica com diversos países, entre eles a Suíça. A cooperação técnica em vigilância sanitária tem o objetivo de favorecer a troca de experiências e o aproveitamento das melhores práticas regulatórias executadas por diferentes autoridades sanitárias. A adesão deve facilitar o processo de certificação do imunizante.

A CNN apurou que a Anvisa já solicitou a autoridade reguladora de saúde da Suíça, a Swissmedic, dados do imunizante. A agência reguladora brasileira quer saber como foi feito o processo de registro da vacina na Suíça.

A análise feita pela Swissmedic durou dois meses e concedeu a autorização para a vacina em uma revisão contínua dos documentos apresentados.

Acerca do acordo entre Brasil e Pfizer, o principal impasse sobre os termos do acordo para a compra da vacina da Pfizer é que a farmacêutica disse que não poderia se responsabilizar por qualquer efeito adverso. Esse item estaria no documento final a ser firmado entre o Brasil e a farmacêutica.

Nas tratativas com o Brasil, a empresa tem dito que a vacina está sendo produzida e estudada em tempo recorde, por conta da pandemia, e que as pesquisas sobre seus efeitos e sua eficácia devem seguir.

A CNN apurou que o governo federal deve assumir o risco e não ficar de fora da compra da vacina da Pfizer. Uma reunião entre a farmacêutica e o Ministério da Saúde esta marcada para esta terça-feira (22) a tarde.

CNN Brasil 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.