Bolsonaro procura “bode expiatório” para atraso na vacinação
Foto: Sérgio Lima/AFP
A cobrança aos fabricantes de vacinas contra a Covid-19 por não pedirem registro na Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) é uma adaptação do presidente Jair Bolsonaro à tática do “um passo para trás e dois passos para a frente”, atribuída a Vladimir Lênin. O líder da Revolução Russa chegou a defender medidas econômicas liberais para chegar mais rapidamente ao comunismo. Bolsonaro deu um passo atrás no discurso contra a vacina para dar dois passos adiante na estratégia de se eximir, quando se espalhar a insatisfação com as consequências do atraso na vacinação, que já começou em outros países: o presidente já quer bodes expiatórios para responsabilizar.
Bolsonaro afirmou que, por ser o Brasil um “mercado consumidor enorme”, seria natural que os laboratórios se mobilizassem para conseguir os registros. O presidente não mostrou a mesma fé nas forças de mercado ao tratar de outros temas menos urgentes para a população brasileira, como a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), que prometeu não privatizar. A tese também desconsidera como o poder econômico dos países mais ricos desequilibra a competição pelos lotes de vacina.
O reconhecimento da necessidade do imunizante é um pequeno avanço rumo à ciência, se formos comparar com as declarações de Bolsonaro de que “não dá bola” para o atraso no Brasil nesta medida, ou que a decisão do Supremo Tribunal Federal autorizando medidas restritivas contra quem não se vacinar é “inócua”. Ou a crítica à “pressa” para a obtenção da vacina. O presidente reconhece que o atraso na imunização tem potencial de se tornar seu grande problema em 2021. E antes de vacinar, Bolsonaro quer alguém a quem culpar.
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.