Candidato de Bolsonaro na Câmara iria acelerar pautas conservadoras

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Kleyton Amorim

A eleição para presidência da Câmara e do Senado, em fevereiro, pode marcar uma guinada na forma como o Congresso conduz as pautas de costumes, como armas e minorias, e também um flerte com políticas econômicas mais desenvolvimentistas, em contraste com a austeridade fiscal pregada pelo ministro Paulo Guedes.

O risco de uma visão mais flexível sobre temas como teto de gastos e pautas mais conservadoras é maior na Câmara, com o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o deputado Arthur Lira (PP-AL).

A expectativa do governo com a eleição de Lira é tamanha que, nos últimos meses, vários integrantes do Planalto, incluindo o próprio Bolsonaro, sugeriram que vão reeditar medidas controversas que não prosperaram durante a presidência de Rodrigo Maia (DEM) na Câmara, como a ampliação das causas excludentes de ilicitude —o que aliviaria punição a agentes de segurança acusados de cometer crimes.

O Senado, por sua vez, tende a manter uma postura mais aberta à agenda econômica proposta por Guedes. A Casa chegou a barrar medidas neste ano como a MP da Carteira Verde Amarela, mas os senadores afirmam que se tratou mais de uma discordância com a forma atropelada —inclusão de vários itens que configuravam uma mini-reforma trabalhista— do que com a visão econômica.

Uma certeza é que as pautas de costume não devem ganhar espaço na agenda do Senado ou pelo menos nascer naquela Casa. Nisso, destacam a postura de Davi Alcolumbre (DEM-AP), que foi sutil ao barrar essas propostas, sem que isso resultasse em crise com o Planalto, um modelo que deve ser copiado por seu sucessor, independentemente de quem seja.

Redação com Folha

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.