Baleia contesta levantamento do Estadão que dá vitória a Lira
Foto: Dida Sampaio/Estadão
Candidato do MDB à presidência da Câmara, o deputado federal Baleia Rossi (SP) afirmou que viu com “tranquilidade” os números do Placar do Estadão, levantamento em que aparece com apoio 107 parlamentares que declaram voto na disputa. Seu principal rival, o deputado Arthur Lira (PP-AL), contabilizou 170 declarações públicas de voto na enquete feita com os 513 parlamentares nas últimas duas semanas.
“Vejo com muita tranquilidade o Placar do Estadão. Tenho conversado com cada um dos parlamentares, falando da importância de a Câmara ser independente, para que o parlamentar possa exercer o seu mandato na plenitude. Não é bom uma Câmara submissa, uma Câmara cartorial, que só carimbe o que vier do Executivo”, afirmou Baleia, após participar, nesta sexta-feira, 15, de almoço no Palácio dos Bandeirantes com o governador João Doria (PSDB), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e cerca de outros 20 deputados.
Baleia, que tem apoio de Maia, alega que lançou sua campanha há pouco tempo. “Conseguimos o apoio de um bloco com 281 parlamentares. Portanto, temos uma construção partidária majoritária e vamos construir a maioria, deputado por deputado, deputada por deputada, com humildade, mas mostrando que, na política, nós podemos e vamos vencer esta eleição”
Procurado pelo Estadão, Lira não quis comentar os resultados do placar – nesta sexta-feira, 15, ele fez campanha em Natal (RN), onde se reuniu com o prefeito, Alvaro Costa Dias (PSDB), acompanhado de deputados federais.
Ao todo, são 8 parlamentares na disputa. Além de Lira e Baleia, o PSOL (com Luiza Erundina) e o Novo (Marcel Van Hattem) decidiram lançar candidato próprio, e há outros parlamentares concorrendo de maneira independente da decisão de suas bancadas: Alexandre Frota (PSDB-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG), André Janones (Avante-MG) e Capitão Augusto (PL-SP). Juntos, esses 6 candidatos somam 23 declarações de voto. No entanto, 190 deputados não quiseram responder, usando o argumento de que a eleição é secreta ou que ainda não definiu voto.
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.