Fundação Lemann quer se livrar da “Capitã Cloroquina”
Foto: Júlio Nascimento/Presidência
Mayra Pinheiro, Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, está causando um problema interno na Fundação Lemann. Motivo: a sua defesa cega do uso da cloroquina para combater a Covid-19. Mayra foi a líder da força-tarefa do ministério em Manaus e a criadora do TrateCov. A médica recomendou o uso do medicamento sem eficácia comprovada tanto na viagem quanto no aplicativo que o ministério disponibilizou aos profissionais da saúde.
Mas o que isso tem a ver com a Fundação Lemann? Mayra faz parte da instituição. Ela participou de um programa de treinamento de lideranças políticas, em 2018, que foi financiado por Jorge Paulo Lemann. Atualmente, faz parte do grupo “Talentos do Setor Público”, que reúne cerca de 200 pessoas.
Ex-alunos da Fundação ainda recebem treinamentos, participam de eventos, debates e grupos de estudo. Porém, por causa da posição de Mayra na defesa da cloroquina, alguns integrantes do grupo já estão dizendo que vão se recusar a participar de qualquer atividade em que Mayra esteja presente.
Mayra, inclusive, chegou a gerar um mal-estar entre os colegas. Em um grupo de WhatsApp ela postou uma informação falsa sobre a eficácia da cloroquina. Foi desmentida por uma série de colegas, que apresentaram outros estudos.
Muitos dos integrantes também estão desconfortáveis porque a Fundação Lemann é uma das financiadoras da vacina produzida pela Universidade de Oxford, que conta com a parceira da Fiocruz.
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.