Estados consultam Pazuello sobre reserva de vacinas
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Com idas e vindas na orientação do Ministério da Saúde sobre a reserva para aplicação de segunda dose da Coronavac, os municípios estão pressionando os Estados por uma decisão final: o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) encaminhou ofício para a pasta pedindo orientação formal sobre o que fazer com o estoque atual e com as doses previstas para chegarem até o início do próximo mês. O ministério os orientava pela reserva da segunda dose da Coronavac até a semana passada, quando Eduardo Pazuello disse o contrário.
“Estão ocorrendo interpretações divergentes, inclusive, quanto à utilização das doses já distribuídas nas etapas anteriores e ainda reservadas para aplicação da segunda dose, o que vem gerando pressão sobre as coordenações estaduais de imunização”, diz trecho do documento.
Em reunião com prefeitos, Pazuello pediu a todos que usem as novas doses da vacina para acelerar a imunização. Formalmente, não houve mudança na orientação.
O aval do STF para que Estados e municípios comprem vacinas foi comemorado, mas há problemas: “Disposição para comprar nós temos, mas não temos fornecedor. Não identificamos ninguém com pronta entrega”, afirma Renato Casagrande (PSB-ES).
Apesar de ter prometido incluir os professores no grupo prioritário de vacinação, o ministério calcula que a partir da terceira semana de março é que o envio de doses, de acordo com o cronograma apresentado, estará normalizado, ou seja, constante e dentro do previsto.
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.