Ministro das Comunicações minimiza troca militar
Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou nesta terça-feira que “nada muda” nas Forças Armadas com a troca dos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Segundo Faria, o recado foi transmitido a ele pelo novo ministro da Defesa, Walter Braga Netto, que deve tomar posse na próxima terça-feira no lugar do general Fernando Azevedo e Silva.
– Sobre as Forças Armadas, eu até tomei o cuidado de falar com o ministro Braga Netto. Ele me mandou dar um recado aqui, porque ele vai falar só após a posse dele, na terça-feira (…) O ministro Braga Netto disse que nada muda nas Forças. Pelo contrário, as Forças têm um papel dentro da Constituição de hierarquia, disciplina e manter a paz – disse o ministro das Comunicações em entrevista à CNN.
Faria afirmou que não ocorreram desentendimentos pela manhã durante a reunião entre Braga Netto e os comandantes das Forças:
– Primeiro, que não houve em nenhum momento hoje pela manhã, na reunião com os três comandantes, nenhum tipo de… Não houve isso de que o comandante da Marinha tenha falado alto ou que tenha havido algum tipo de discussão. Foi uma reunião altamente calma, tranquila, serena.
Em outro momento, Faria também negou que o presidente Jair Bolsonaro decidiu demitir o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, para ter um maior alinhamento político com as Forças Armadas.
– Não. Não procede. O presidente é militar, a relação dele com os militares é muito próxima. Óbvio que até numa relação familiar você tem algum tipo de conflito, isso é normal. Mas é um grupo bastante unido. Vejo hoje a ala militar bem próxima do presidente. Essa mudança é pontual – declarou o ministro.
Faria também tentou minimizar as trocas dizendo que são “normais” quando há mudança no comando do Ministério da Defesa. De acordo com ele, Braga Netto deve escolher novos comandantes que são mais modernos que ele – no jargão militar, que se formaram em turmas posteriores – ou da mesma geração.
A substituição dos comandantes das Forças foi costurado por Braga Netto e Azevedo e Silva, na tentativa de contornar o mal-estar para o Palácio do Planalto diante de uma possível renúncia coletiva do general Edson Pujol, do Exército, o almirante de esquadra Ilques Barbosa Junior, da Marinha, e o tenente-brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, da Aeronáutica.
Na segunda-feira, os três comandantes decidiram entregar os cargos após serem surpreendidos pela demissão sumária do ministro da Defesa.
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.