Negacionismo de Bolsonaro ameaça cadeira do Brasil na OMS
Foto: Ueslei Marcelino/Reuters
No momento mais crítico da pandemia da covid-19 no Brasil, o governo vive uma indefinição em sua representação diplomática diante da OMS (Organização Mundial da Saúde), o epicentro da resposta global à crise sanitária. A situação, segundo negociadores tanto da OMS como do governo, enfraquecem a ação do Brasil para defender os interesses nacionais, negociar acesso às vacinas e apoiar uma resposta global contra a pandemia.
Na semana passada, a embaixadora que ocupava o cargo, Maria Nazareth Farani Azevedo, deixou o posto que ocupava durante quatro anos e foi transferida para o consulado em Nova Iorque, como estava previsto.
Mas a crise entre o chanceler Ernesto Araújo e o Senado agora impede que um novo chefe da missão seja designado. Por enquanto, o posto em Genebra o está sendo comandado pela embaixadora Maria Luisa Escorel, que já estava na cidade e tem o cargo oficial de “representante permanente alterna”. Apesar de sua competência reconhecida dentro do Itamaraty, ela é considerada como “junior” para ocupar de maneira definitiva um posto chave na diplomacia. Além de representante na OMS, ela acumula o cargo de chefe da missão do Brasil junto à ONU, OIT e outros organismos internacionais com sede em Genebra.
Redação com Uol
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.