Diretor do laboratório Fleury diz que “imunidade de rebanho” é bobagem
Foto: Reprodução
Um ano e dois meses desde o primeiro caso de Covid-19 confirmado em São Paulo, é seguro dizer que a doença mudou em diversos aspectos. Segundo o infectologista Celso Granato, diretor clínico do grupo Fleury, a variante P.1 alterou drasticamente o perfil da doença, com pacientes com exames de sangue alterados, possivelmente relacionados à nova cepa. “Os exames de sangue dos pacientes internados [em março] eram todos alterados, com mais pedidos de hemocultura do que o normal, permanecendo mais tempo em UTI.”
O coronavírus Sars-CoV-2, diz ele, se comportou de maneira inesperada até mesmo para outros coronavírus, como Sars e Mers, responsáveis pelas epidemias em 2002 e 2009. “Batemos na tecla de ‘imunidade de rebanho’ lá atrás e hoje sabemos que foi um erro. Isso não faz sentido com as novas variantes do Sars-CoV-2, é só ver o que aconteceu em Manaus. O vírus deu um baile na gente.”
Para ele, é fundamental fortalecer o SUS, usar a estrutura montada para a Covid e investir na ciência brasileira para outras epidemias futuras. “Precisamos ter mais independência na produção de vacinas e de reagentes para testes diagnósticos. Ficamos muito tempo no ano passado na dependência de importação”, diz.
Redação com Folha
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.