Em Brasília, Lula pode tratar de vacina Russa
Foto: Amanda Perobelli/Reuters
A viagem de Lula para Brasília que está sendo organizada para a próxima semana vai incluir uma reunião na Embaixada da Rússia. A conversa do ex-presidente com os russos acontece em meio aos embates entre o fundo russo que financiou o desenvolvimento da Sputnik V, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que rejeitou a importação da vacina para o Brasil, e os estados do Nordeste que compraram o imunizante.
Como a coluna informou, no ano passado Lula teve uma teleconferência com Kirill Dmitriev, diretor do fundo russo. O diálogo abriu negociação entre a entidade e o Consórcio do Nordeste, formado por nove estados da região, para a compra da Sputnik V.
Além dos russos, o ex-presidente terá agendas com representantes de outros países que o procuraram. O ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim é um dos nomes que devem acompanhar Lula nesses encontros.
– A democracia no Brasil facilita a inserção internacional e a inserção internacional, se for positiva, facilita a democracia. São coisas conjugadas. As questões do clima, da saúde, da pobreza, da desigualdade social são temas que não têm como serem tratados só no âmbito nacional. O ex-presidente Lula é muito consciente disso – afirmou Amorim à coluna.
Também está na programação de Lula uma conversa olho no olho com o senador Fabiano Contarato, que está de saída da REDE. Ele deve migrar para o PT e disputar o governo do Espírito Santo pelo partido.
Aliados do ex-presidente afirmam que essa é a única viagem prevista por Lula até o momento. A avaliação do PT é que as agendas nos Estados devem permanecer suspensas até a situação da pandemia melhorar no país, já que seria difícil promover encontros sem aglomerações.
Procurada, a assessoria de imprensa de Lula informou que não confirma reuniões.
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.