Entidade explica por que empresas comprarem vacinas prejudica a sociedade
Foto: Reprodução
A Câmara dos Deputados aprovou o texto base do Projeto de Lei 948/21, que autoriza empresas privadas a comprarem vacinas contra a covid-19 para imunizar os funcionários. O projeto, no entanto, pode criar desigualdade na compra das vacinas e atrasar ainda mais o Programa Nacional de Imunização, segundo o médico e presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), Juarez Cunha.
“A prioridade de termos vacinas no Brasil tem que ser para o Programa Nacional de Imunização. Qualquer movimento que possa impactar isso não é um movimento bem-vindo”, disse o presidente da SBIm ao UOL. Para Juarez Cunha, o problema é que não há vacina no mercado, então poderia haver competição pela compra.
No mês passado, o presidente Jair Bolsonaro já havia sancionado uma lei que permite a compra de vacinas pelo setor privado. O texto, no entanto, exigia que 100% das doses fossem doadas ao SUS até que os grupos prioritários sejam vacinados pelo sistema público de saúde.
O PL 948 retira essa exigência. A proposta autoriza as empresas a aplicar as doses gratuitamente em seus funcionários, desde que doem a mesma quantidade ao SUS. Não há a necessidade de esperar a vacinação dos grupos prioritários terminar no sistema público de saúde.
Redação com Uol
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.