Novo delegado-geral da Polícia Federal: Paulo Mauirino

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasil

O Ministro da Justiça, Anderson Torres, anunciou nesta terça-feira o nome do novo delegado-geral da Polícia Federal: Paulo Maiurino. O anúncio foi feito por Torres em seu perfil no Twitter. Maiurino substituirá Rolando Souza, que estava no comando da corporação desde 2020. Torres também anunciou o nome do novo diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF): Silvinei Vasques.

A troca no comando das duas corporações era esperada ao longo desta terça-feira desde que foi revelado que o presidente Jair Bolsonaro teria dado aval para que Torres promovesse as substituições.

Paulo Maiurino é delegado da PF desde 1998. Ele já atuou como assessor de relações internacionais da PF e também já chefiou da Interpol no Brasil. Ele tem perfil político e estava distante de investigações.

Nos últimos anos, ele seguiu carreira ocupando cargos nos governos estaduais do Rio de Janeiro e de São Paulo. Entre 2016 e 2018, ele foi secretário de estado de Esporte e Lazer em São Paulo. Em 2019, ele foi membro do Conselho de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro.

Entre 2019 e 2020, ele atuou como secretário de segurança do Supremo Tribunal Federal (STF) e, desde setembro do ano passado, ele era assessor especial de Segurança Institucional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A troca no comando da PF pegou delegados da cúpula da corporação de surpresa. A expectativa é de que houvesse uma mudança no comando, o que era visto como natural. Mas a ideia é que essa substituição só ocorresse nos próximos meses. O aval dado por Bolsonaro para a troca, no entanto, permitiu que Torres acelerasse a montagem de sua equipe.

Na PRF, sai Eduardo Aggio de Sá e entra Silvinei Vasques, que até então, chefiava a superintendência da corporação no Rio de Janeiro.

Silvinei é inspetor da PRF desde 1995. Em seu perfil em uma plataforma acadêmica, ele informa ter graduação em Economia, Direito, Segurança Pública e Administração.

Antes de chegar à superintendência da PRF no Rio, ele foi superintendente da PRF em Santa Catarina e coordenador-geral de operações do órgão, em Brasília.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.