STF pode desautorizar Anvisa e liberar vacina russa
Foto: Carlos Humberto/STF
Depois de a Anvisa ter negado a importação da Sputnik V, a expectativa entre os governadores do Nordeste é de que o ministro Ricardo Lewandowski autorize a compra dos imunizantes. Acham que não foi convincente a justificativa da agência. Devem enviar, entre hoje e amanhã, informações colhidas com os russos para a Anvisa e o STF. Não há prazo para o ministro se manifestar, mas interlocutores dele dizem que o combate à pandemia é principal prioridade neste momento. Lewandowski analisará com cautela argumentos dos dois lados.
No cronograma, eram esperadas 400 mil doses da Sputnik V neste abril, 2 milhões em maio e 5 milhões em junho.
Membros do fundo russo se reuniram com representantes dos governadores. Prometeram enviar ao Brasil as respostas técnicas aos questionamentos da agência.
Disseram ainda ter provas, como imagens e registros de ingresso, de que os técnicos da Anvisa tiveram acesso às instalações do Gamaleya, instituto desenvolvedor da vacina, ao contrário do que afirma a Anvisa.
O baque na rejeição da vacina russa foi muito sentido no mundo político. Afinal, na “vizinhança”, o Brasil, em termos de imunização, está pior do que Chile, Uruguai e Argentina (se o critério for primeira dose).
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.