Capitã Cloroquina vai depor na CPI dia 20
Foto: Reprodução
A CPI da Covid definiu o novo calendário de convocações. Agora, será ouvida uma testemunha por dia.
Até o momento, a comissão já ouviu os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, além do atual líder da pasta, Marcelo Queiroga. Alguns dos depoentes que podem ser ouvidos nas próximas semanas, como Fábio Wajngarten e Ernesto Araújo, já tiveram suas convocações aprovadas.
Uma das pessoas que a CPI quer ouvir é Mayra Pinheiro. Conhecida como “capitã cloroquina”, a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde defendeu administração da cloroquina em casos leves de Covid-19 e manteve a orientação de uso do medicamento mesmo após estudo apontar que o medicamento não tinha eficácia contra a doença.
Segundo o jornal O Globo, ela é uma das 6 pessoas que respondem a uma ação de improbidade administrativa movida pelo MPF no Amazonas. De acordo com o jornal, Pinheiro disse em depoimento que foi responsável por organizar uma viagem de médicos voluntários para o estado. Uma das médicas contratadas por meio do banco de recursos humanos disponibilizado pelo Ministério da Saúde ao Amazonas submeteu pacientes de Covid a nebulização com hidroxicloroquina; um deles morreu depois do tratamento.
Confira o calendário extra-oficial, definido em reunião na noite de quinta-feira (6):
11/5 – Antônio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa (convocação aprovada)
12/5 – Fábio Wajngarten (convocação aprovada)
13/5 – Representante da Pfizer
18/5 – Ernesto Araújo (convocação aprovada)
19/5 – Eduardo Pazuello (convocação aprovada)
20/5 – Mayra Pinheiro, a “capitã cloroquina” (convocação pedida, mas ainda não aprovada)
Semana vacina
25/5 – Representante do Instituto Butantan
26/5 – Representante da Fiocruz
27/5 – Representante da União Química (Sputnik V)
Até o momento, ninguém marcou o depoimento do suposto cientista da cidade catarinense de Rancho Queimado que, segundo o senador agrônomo Luis Carlos Heinze (PP-RS), descobriu a fórmula contra a Covid. O nome do cientista (o blog acredita que tenha um lá) está sendo mantido em sigilo.
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.