CFM reafirma “liberdade” para médicos receitarem cloroquina
Foto: Pedro Ladeira/Folhapress
Acusado pelo ex-ministro da Saúde Nelson Teich de ter tido uma postura inadequada ao liberar os médicos para receitarem cloroquina para pacientes com Covid-19, o Conselho Federal de Medicina diz ao Painel que ainda não vê evidências para mudar seu parecer sobre o tema.
O parecer 04/2020 do CFM não recomenda o uso de medicamentos do chamado kit Covid, como a cloroquina, para o tratamento da Covid-19, mas enfatiza a autonomia do médico para prescrevê-los aos pacientes.
“O CFM tem acompanhado inúmeros estudos sobre o tema conduzidos ao redor do mundo. Contudo, até o momento, entende que não há evidências fortes o suficiente, ou seja, reconhecidas por sua alta evidência científica, justificando a mudança do Parecer 04/2020, onde delega ao médico e ao paciente, em comum acordo e baseados em suas prerrogativas constitucionais, a decisão sobre qual o tratamento a ser realizado”, diz o conselho à coluna por meio de nota.
Redação com Folha
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.