Congresso pode abrir “CPI da boiada”
Foto: Reuters
A operação da Polícia Federal deflagrada nesta quarta-feira contra Ricardo Salles trouxe gás ao movimento de parlamentares que tentam instaurar uma CPI na Câmara para investigar o ministro do Meio Ambiente. Deputados da oposição e da minoria relataram que vão aproveitar a repercussão da ação policial para reforçar a coleta de assinaturas.
– Se antes dessa operação da PF, já não faltavam suspeitas que justificassem uma CPI para investigar a gestão Salles, agora tal iniciativa tornou-se uma obrigação da Câmara dos Deputados. Estamos redobrando os esforços pra conseguir as assinaturas necessárias para que seja criada essa comissão – disse o líder da oposição na Câmara, Alessandro Molon (PSB-RJ).
O requerimento para instaurar uma CPI para investigar Salles tem pouco mais de 100 assinaturas e são necessárias 171 para instaurar a investigação.
– Temos 100 assinaturas, vamos agilizar o processo para conseguir o número necessário e nós, da oposição e da minoria, entendemos que a base governista tem que apoiar também a CPI, para exercer seu papel de fiscalizador. A CPI é crucial para investigarmos uma gestão que fez tudo para destruir o meio ambiente em todos os biomas do país, sem falar das suspeitas de envolvimento de Salles com organizações criminosas que agem contra a natureza, povos indígenas e quilombolas – afirmou o líder do PT, Bohn Gass (RS).