Erro da Justiça faz inocente ficar preso por 11 meses
Foto: Diêgo Holanda/G1
A Defensoria Pública de São Paulo conseguiu a soltura de um homem que ficou preso por quase 11 meses no Centro de Detenção Provisória de São Vicente, no litoral paulista, devido a um erro burocrático.
O equívoco foi descoberto por acaso, durante um atendimento online feito pela defensora Gabriela Galetti Pimenta. O homem havia sido detido sob acusação de furto e, na audiência de custódia, foi alvo de prisão preventiva.
Posteriormente, a Justiça concedeu liberdade provisória e o réu foi solto, mas o mandado de prisão preventiva continuou em aberto —o que fez com que ele fosse preso novamente após dois meses.
Após intervenção da defensoria junto à Justiça, o erro foi reconhecido pelo centro de detenção e o réu, colocado em liberdade neste mês.
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.