Joice usa dicas de beleza feminina para impulsionar política
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Entre receitas, look do dia, dicas de exercícios físicos e de maquiagem, a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) tem chamado a atenção no Instagram com um perfil dedicado especialmente a assuntos ligados à vida saudável. Com mais de 31 mil seguidores, o @bemestarcomjoice foi lançado durante tratamento e um processo de mudanças de hábitos que fizeram a deputada perder 24 quilos. O novo perfil aposta em conteúdo totalmente desligado da política e nos cliques de momentos de lazer.
Desde a primeira postagem, em setembro de 2020, o perfil não para de crescer, junto com o engajamento da parlamentar nas redes sociais. Não chega aos números do perfil oficial da deputada (@joicehasselmanoficial), que possui 836 mil seguidores, mas já deu filhotes. A parlamentar também tem outra conta dedicada aos bichinhos de estimação dela e dos seguidores, o @balaiodegatosdajoice, com aproximadamente 4,6 mil fãs.
Segundo a deputada, que também é jornalista, a ideia de criar o perfil sobre bem-estar veio depois de receber inúmeras mensagens de mulheres que a acompanhavam e compartilhavam histórias pessoais de constrangimentos e inseguranças. Antes, ela postava a trajetória dela em busca de uma vida saudável no perfil oficial, mas sentiu a necessidade de separar os assuntos para delimitar o público.
— Assim como eu, muitas mulheres foram atacadas também, mas muitas vezes dentro de casa. Atacadas pelo marido, com agressões verbais, insinuações e xingamentos — explicou Joice, em entrevista ao Sonar. — As mulheres começaram a dividir comigo que passaram por situações semelhantes de constrangimento por estarem acima do peso, e algumas compartilharam o desejo de ter uma vida mais saudável.
As agressões a que Joice se refere são conhecidas. Ela relata que era diariamente atacada, sobretudo por bolsonaristas, nas redes sociais, e que isso a levou a ficar doente, com depressão e desequilíbrio hormonal. Segundo ela, foi perante essa situação que decidiu prestar mais atenção à própria saúde.
— Me atacavam como mulher, me atacavam como política, mas não pelas ideias. Me atacavam porque eu estava acima do peso, porque eu estava gorda — relata a deputada, que menciona também o apelido dado a ela de “Peppa Pig” pelos apoiadores do presidente, sendo, inclusive, citado em troca de farpas com Eduardo Bolsonaro.
Críticas a fotos de maiô e biquíni
Com o novo perfil nos Instagram, a deputada chegou a ser criticada pelas fotos em que aparece de maiô ou biquíni. Joice, porém, defende que as postagens não interferem na sua carreira política. Para ela, os questionamentos são infundados e, acima de tudo, machistas.
— Eu não sou só uma deputada, eu sou uma mulher e sou inteira como mulher. Sou deputada, também sou mãe, esposa, e agora estou influenciando mulheres e homens que queiram cuidar mais da saúde.
A deputada conta, ainda, que o fato de compartilhar um pouco da intimidade nas redes sociais já causou comentários desagradáveis até de outros parlamentares, mas que, apesar de tudo, isso acaba sendo uma forma de descortinar o machismo no Congresso e “quebrar paradigmas”.
— Ninguém tem que dizer pra mulher nenhuma qual é a roupa que ela deve usar — defendeu Joice. — O fato de eu colocar uma foto de maiô ou uma foto com uma roupa de ginástica não influencia em nada a minha atuação profissional, o meu caráter e a minha dignidade como mulher.
A estratégia de Joice em buscar humanizar um pouco o próprio perfil e, consequentemente, aproximar-se de eleitores e apoiadores não é inédita no meio. A especialista em marketing político Cila Schulman acredita que a tática seja positiva, pois seria pouco eficiente, em termos de alcance, ter um perfil em que se fala somente sobre política. Segundo ela, isso permite um engajamento maior e atrai novos seguidores e eleitores.
— Ela partiu para uma solução mais radical exatamente porque ela teve uma mudança radical de público, na hora em que ela se deslocou do presidente e atraiu muitos haters — analisa a especialista, que acrescenta que esse processo de mudança pôde ser notado quando Joice se candidatou à Prefeitura de São Paulo e acabou, inclusive, adotando os apelidos depreciatórios em uma campanha “anti-bullying”. — Foi exatamente quando ela mudou fisicamente e começou a tentar fazer uma mudança de postura. Por ser radical, ela atraía esse radicalismo. E se fez bem antes para ela se eleger e construir uma persona, começou a fazer mal quando ela foi para o outro lado.
Além de Joice, Schulman cita o caso do senador e ex-presidente Fernando Collor de Mello (PROS-AL), que tem investido na renovação da própria figura para tentar obter mais simpatia ao eleitorado. Os exemplos podem se estender internacionalmente também, como no caso da senadora democrata Elizabeth Warren, dos EUA, além da própria vice-presidente Kamala Harris, que utilizam a mesma estratégia da humanização da imagem nas redes.