As comemorações macabras das autoridades ante a morte do serial killer
Foto: Reprodução
A morte do serial killer Lázaro Barbosa, de 32 anos, nesta segunda-feira provocou reações de autoridades e políticos, desde comentários elogiando a atuação dos policiais a publicações em defesa do armamento da população ou de mudanças no processo penal. Após 20 dias de buscas, o criminoso foi baleado hoje em Águas Lindas de Goiás durante confronto com agentes da força-tarefa montada para capturá-lo.
Em seu Twitter, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) escreveu “CPF cancelado”, frase que ganhou destaque nas redes com mais de 58 mil menções até esta publicação.
“Parabéns aos heróis da PM-GO por darem fim ao terror praticado pelo marginal Lazaro, que humilhou e assassinou homens e mulheres a sangue frio. O Brasil agradece! Menos um para amedrontar as famílias de bem. Suas vítimas, sim, não tiveram uma segunda chance. Bom dia a todos!”, escreveu o presidente.
LÁZARO: CPF CANCELADO!
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) June 28, 2021
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI da Covid, parabenizou as forças de segurança e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), e cobrou a continuidade das investigações sobre o caso.
Parabéns às forças de segurança e ao Governador @ronaldocaiado pelo empenho na garantia da segurança da população no caso Lázaro. As investigações precisam continuar para esclarecer a rede de apoio que Lázaro teve.
— Randolfe Rodrigues 💉👓 (@randolfeap) June 28, 2021
Parabenizado pelo senador, o governador de Goiás disse se orgulhar das forças de segurança e afirmou em seu Twitter que “Goiás não é Disneylândia de bandido”. “A segunda-feira trouxe o alívio que tanto esperávamos, graças aos heróis das nossas forças policiais que não descansaram um só minuto até a captura de Lázaro Barbosa”, escreveu.
Deixo aqui o meu reconhecimento e o meu orgulho em ser comandante-em-chefe de uma polícia que dignifica seu trabalho e transforma Goiás em um Estado seguro e mais justo. E como eu digo sempre: aqui não é Disneylândia de bandido. pic.twitter.com/r8Eb31sNpP
— Ronaldo Caiado (@ronaldocaiado) June 28, 2021
Já o senador Alessandro Vieira (Cidadania), da ala independente da CPI, também elogiou a atuação dos policiais no caso, mas ressaltou que o “ideal é sempre prender e levar à Justiça”. O parlamentar defendeu ainda a elaboração de “leis mais duras”. Em resposta a um questionamento de um usuário, ele explicou que é a favor de “mudanças no processo penal” e disse que “aumentar pena não resolve”.
Parabéns para os policiais pela atuação no caso Lázaro. O ideal sempre é prender e levar à Justiça, mas nem sempre é possível com indivíduos violentos. Bom lembrar que a polícia fez essa prisão em mais de uma oportunidade, mas o sistema falhou. Precisamos de leis mais duras.
— Senador Alessandro Vieira (@Sen_Alessandro) June 28, 2021
O diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o delegado Alexandre Ramagem, foi outro a exaltar o trabalho dos policiais goianos. Em publicação no Twitter, ele aproveitou para criticar o desarmamento e destacou que o “cidadão deve ter meios para defesa legítima de sua família”.
Parabéns à PM/GO e demais forças pelo sucesso nas diligências de localização e todo esforço na captura. Planejamento, cooperação e inteligência encerraram a reincidência de crimes hediondos e mais tragédias a outras possíveis famílias. Nossos sinceros sentimentos pelas vítimas1/2 pic.twitter.com/OMyXJ4A4yP
— Alexandre Ramagem (@aramagem) June 28, 2021
O deputado federal Carlos Jordy (PSL), da ala bolsonarista, chamou os policiais de “heróis que tiraram de circulação o monstro Lázaro”. O parlamentar disse que a data deveria ficar conhecida como “Dia do Orgulho da Polícia Militar”, em ataque ao Dia do Orgulho Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado em todo o mundo neste dia 28 de junho.
Dia 28 de junho agora fica conhecido como Dia do Orgulho da Polícia Militar. Parabéns aos heróis que tiraram de circulação o monstro Lázaro!
— Carlos Jordy (@carlosjordy) June 28, 2021
A deputada federal Talíria Petrone (PSOL) lamentou a morte das vítimas de Lázaro e se solidarizou com amigos e familiares. “As buscas por ele também foram dias de muita angústia para essas pessoas que esperavam ansiosamente por justiça”, publicou.
Lamentamos muito pelas vítimas de Lázaro e nos solidarizamos com amigos e familiares. As buscas por ele também foram dias de muita angústia para essas pessoas que esperavam ansiosamente por justiça.
— Talíria Petrone (@taliriapetrone) June 28, 2021
O deputado Paulo Teixeira (PT), ao comentar o caso, pediu a prisão do presidente Jair Bolsonaro, a quem chamou de “serial killer do Brasil” por sua conduta na pandemia no Brasil, que soma mais de 500 mil mortes por Covid-19.
Lázaro Barbosa, “serial Killer do DF” foi capturado. Resta prender o “serial Killer do Brasil”, que se encontra no Palácio do Planalto.
— Paulo Teixeira (@pauloteixeira13) June 28, 2021
O presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, falou sobre a morte do criminoso e escreveu em seu Twitter que “vidas bandidas não importam”.
Lázaro já está no Inferno com o Madame Satã, o Bandido da Luz Vermelha e os outros queridinhos da turma dos direitos humanos. Foi tarde! Vidas Bandidas Não Importam.
— Sérgio Camargo (@sergiodireita1) June 28, 2021
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf