Banqueiro tucano descarta 3a via e pede Lula contra Bolsonaro
Foto: Reprodução
O banqueiro e economista André Lara Resende, conhecido como um dos criadores do Plano Real nos anos 1990, pediu hoje uma frente democrática com ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para derrotar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas eleições do ano que vem.
“Eu gostaria que o Brasil não repetisse essa polarização. Agora, eu acho que há uma diferença entre o bolsonarismo e o PT. Eu nunca fui simpatizante do PT, fui muito crítico do PT. Mas, o PT e o Lula, de certa forma, não são, não demonstraram ser até o momento antidemocráticos no perigo institucional que é o bolsonarismo. Claramente, eu gostaria que nós tivéssemos alternativa. Mas não está aparecendo. Não quer dizer que não possa surgir”, afirmou ele, durante o programa “Roda Viva”, da TV Cultura.
“Não vejo o PT, o Lula sobretudo, com o radicalismo de esquerda. O Lula pode ter outros defeitos, mas o Lula não é um radical, não se mostrou um radical. Eu acho que pode fazer parte de uma frente democrática para enfrentar essa frente claramente antidemocrática (…) Claramente, a transposição do bolsonarismo [do RJ] para o nível nacional… só pessoas muito irresponsáveis ou com um bloqueio mental completo podem não perceber quão perigoso é esse processo”, acrescentou, em seguida.
Segundo reportagem doo jornal Folha de S.Paulo, publicada em maio, Ciro Gomes —outro virtual candidato às eleições do ano que vem— já conversou com alguns economistas liberais, entre eles, Persio Arida e André Lara Resende, que fizeram parte da equipe econômica que elaborou o Plano Real nos anos 1990.
Durante o programa, Lara Resende também fez críticas à política econômica adotada pelo ministro Paulo Guedes chamando de “liberalismo primitivo”. Ele também afirmou que a regra do teto não tem sido respeitada no governo Bolsonaro.
“A regra do teto não tem sido respeitada. O que temos visto é orçamento paralelo, expansão de gastos das emendas parlamentares. Portanto, o que a regra do teto está fazendo? Impedindo que o Estado gaste onde deveria gastar corretamente”, pontuou.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf