CPI da covid sai da influência do governo
Foto: Waldemir Barreto/Ag. Senado
A prorrogação da CPI da Pandemia, com a coleta de assinaturas concluída nesta segunda, foi uma espécie de validação da primeira “temporada” de investigações do colegiado contra Jair Bolsonaro.
Ao longo do dia, os senadores discutiam como o avanço político das investigações — que saíram do campo da negligência para entrar no velho e conhecido campo da corrupção — havia tornado praticamente impossível evitar que a CPI ganhasse mais prazo e novos e emocionantes capítulos.
A forma como as 27 assinaturas foram coletadas, num piscar de olhos, e a completa ausência de resistência por parte de Rodrigo Pacheco, que lá atrás travou o início das investigações, ajudou a consolidar nos integrantes da CPI o amadurecimento dos trabalhos.
A partir de agora, acreditam os senadores da oposição a Bolsonaro, nem governo nem seus aliados no Judiciário conseguirão segurar a comissão. O curso natural dos eventos narrados em torno da Covaxin, com todas as quebras de sigilo já solicitadas e as que ainda virão, oferecerão ao país novos personagens e cada vez mais incerteza sobre o futuro do inquilino do Planalto.
Como reconheceu um dos senadores aliados de Bolsonaro, a coisa agora virou “bonde sem freio”.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf