Farmácias estão vendendo cloroquinas sem receita

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O problema da falta de fiscalização sobre a exigência de receita médica para a venda de remédios tarja vermelha nas farmácias, que ganha evidência com a disparada no consumo de medicamentos do chamado ‘kit Covid’, acontece em estabelecimentos de menor porte mas também nas grandes redes. Levantamento feito pelo Painel S.A. nos ecommerces das gigantes Raia, Drogasil, Drogaria SP, Pacheco, Onofre e Panvel encontrou ivermectina e nitazoxanida à venda sem prescrição.

Os dados pedidos pela CPI da Covid a fabricantes e à Anvisa apontam alta na venda dos remédios sem eficácia comprovada contra a doença na pandemia. Alguns dos medicamentos da categoria de tarja vermelha exigem retenção da receita, como azitromicina e, mais recentemente, cloroquina e hidroxicloroquina. Nestes casos, os sites das redes consultadas pedem a receita médica no momento da compra.

“Para os medicamentos que não estão sujeitos ao controle especial, mas que possuem tarja vermelha, é obrigatória a apresentação da receita médica para que a farmácia faça a entrega do produto ao paciente”, diz a Anvisa.

Procurados pelo Painel S.A., o grupo Dimed, dono da Panvel, e a Raia Drogasil, dona também da Onofre, não comentam. O grupo DPSP, da Pacheco e da Drogaria SP, diz que segue as normas da Anvisa e que não incentiva o uso indiscriminado dos remédios. Segundo agência, o controle é uma atividade das vigilâncias sanitárias locais.

Folha de S. Paulo