Freixo e Flávio Dino vão para o PSB
Foto: Reprodução
O deputado federal Marcelo Freixo (Psol) e o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), preparam-se para mudar para o PSB nos próximos dias. Freixo anunciou ao Psol sua saída do partido até meados de junho e negociou a manutenção do mandato. Dino deve ingressar na legenda junto com Freixo.
Segundo lideranças nacionais do Psol e do PSB que participam da negociação, Freixo avisou que deve deixar seu partido na próxima semana, no máximo até a semana seguinte. No PSB, o deputado tem participado de reuniões semanais com o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira. Pré-candidato ao governo do Rio, Freixo tenta costurar uma ampla aliança, com a esquerda e o centro, mas esbarra na resistência do PDT. Procurado pela reportagem, Freixo não se manifestou.
O governador do Maranhão é aguardado pelo PSB para filiar-se junto com Freixo. Dino, no entanto, ainda está acertando os termos da migração com o PCdoB e pode levar mais alguns dias para deixar a legenda. Na quarta-feira, reuniu-se em Brasília com o presidente nacional do PSB para negociar a filiação, a candidatura ao Senado e alianças. “Excelente quadro para um debate político de alto nível”, afirmou Siqueira, no Twitter. Dino também divulgou o encontro.
Lideranças do PCdoB e do PSB tentam negociar uma fusão para driblarem a cláusula de barreira, mas há forte resistência no PCdoB. Ao Valor, Dino afirmou que “seu plano A” é fazer uma federação entre as duas legendas, mas que depende do Congresso. “Estou conversando ainda e vendo se a federação anda.”
O PSB tenta atrair também a deputada federal Tabata Amaral (sem partido) e a ex-deputada Manuela d’Ávila (PCdoB) – que tem sido sondada pelo PT.