Globo noticia disparada de Lula nas pesquisas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Agência o Globo

A TV Globo quebrou uma tradição e passou a divulgar pesquisas eleitorais sobre a sucessão presidencial antes da formalização dos candidatos que estarão na disputa.

A emissora sempre preferiu noticiar as sondagens eleitorais depois da definição do calendário oficial do pleito, e no ano em que ele é realizado.

O comportamento do presidente Jair Bolsonaro, que já está em campanha e não esconde isso, levou a emissora a se antecipar.

O presidente tem participado de motociatas e feito comícios em inaugurações de obras, além de dar declarações como “pode Jair se acostumando”, “me aguardem em 2022” e “a gente se encontra em 2022”.

Na quinta (24), a TV Globo divulgou em seus telejornais pesquisa do instituto Ipec que mostra que, se a eleição fosse hoje, Lula teria 49% dos votos no primeiro turno, contra 23% de Bolsonaro, 7% de Ciro Gomes, 5% de João Doria e 3% de Luiz Henrique Mandetta.

“A pesquisa foi divulgada porque o próprio presidente, com slogans e declarações, antecipou o debate sobre a eleição de 2022. Os números hoje são notícia. A partir de agora, a Globo passará a divulgar as pesquisas do Datafolha e Ipec, instituto fundado por executivos do antigo Ibope Inteligencia, que dispõe do know-how necessário”, afirmou a TV Globo em nota enviada à coluna.

O colunista da Folha e do UOL Mauricio Stycer, em texto publicado em maio no portal, apontou que o Jornal Nacional não mencionou a primeira pesquisa do Datafolha sobre a eleição de 2022 desde que o STF anulou as condenações judiciais do ex-presidente Lula, divulgada no dia 12 de maio.

“É fato que o principal telejornal da Globo não tem divulgado pesquisas sobre intenção de voto em 2022. É uma prática da emissora. Mas ignorar o Datafolha desta quarta-feira é fechar os olhos para uma notícia de impacto em todas as áreas e mostra que algumas práticas não se justificam. Os números da pesquisa repercutiram nos principais veículos de informação do país”, escreveu Stycer. ​

Folha

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf