Pediatras criticam Bolsonaro por tirar máscara de criança
Foto: Reprodução
A Sociedade Brasileira de Pediatria diz que o Brasil se deparou com uma “afronta” ao dever de proteção da criança e do adolescente com o episódio em que Jair Bolsonaro pediu a uma menina de 10 anos que tirasse a máscara do rosto no Rio Grande do Norte.
Em nota, a entidade reprovou o comportamento de Bolsonaro e diz que ele fere “frontalmente o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que, em seu artigo 5, determina que ‘nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais’, colocando em risco a saúde e a vida das crianças envolvidas e de seus familiares”.
A SBP recomenda o uso de máscaras por crianças a partir de dois anos de idade e outros cuidados para evitar a Covid, como a higiene das mãos.
Completa a entidade:
“Neste momento de grave crise epidemiológica, a SBP lembra a todas as autoridades e personalidades a necessidade de agirem de forma consciente, sobretudo em espaços públicos, pois seu comportamento tem grande repercussão junto à população. Por isso, precisam contribuir com o esforço nacional contra a covid-19, por meio de atos responsáveis e a reprodução de informações baseadas na ciência, evitando postura que confundem o cidadão e podem causar risco de agravar ainda mais a situação sanitária do País”.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf