Procuradoria barra ação para tirar nome de rua em homenagem a Paulo Gustavo
Foto: Reprodução
A promotora Renata Scarpa Fernandes Borges, do Ministério Público do Estado do Rio, indeferiu representação do Conselho Comunitário da Orla da Baía de Niterói que tentava reverter a troca do nome da Rua Coronel Moreira César, em Icaraí, para Rua Ator Paulo Gustavo. O conselho alegou supostas irregularidades no processo de mudança, além de possíveis transtornos e despesas aos comerciantes do local.
Para a promotora, “inexiste fundamento para a instauração de procedimento”. Renata Borges ainda acrescentou que “outras mudanças de nomes de importantes vias da cidade, tal como a Praia de Icaraí que passou a se chamar Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres”, já ocorreram sem prejuízo.
Em consulta pública promovida pela Prefeitura de Niterói, 90,2% dos votos dos participantes foram favoráveis à mudança.
Na decisão, a promotora não deixou de ressaltar a visibilidade que Paulo Gustavo proporcionou a Niterói. Renata Borges explica no texto que trata-se da substituição do nome de um personagem histórico que não integra a cultura da cidade pelo nome de um artista que eternizou Niterói, ao tornar a cidade cenário em seus diversos trabalhos de grande alcance.