Silveira pagará multa para encerrar processo por desacato

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) fechou nesta segunda-feira, após audiência de conciliação, um acordo com a Procuradoria-Geral da República para pagar uma multa de R$ 20 mil à União por ter cometido o crime de desacato contra uma servidora pública que o pediu para usar máscara na ocasião de sua prisão, em fevereiro.

Participaram tanto o deputado como a perita legista Lilian Vieira, do Instituto Médico Legal (IML) do Rio de Janeiro, que havia sido ofendida por Daniel Silveira. A servidora pública concordou com o acordo e abriu mão de receber qualquer indenização pelo desacato.

A proposta de transação penal foi enviada ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que vai analisar se homologa o acordo. Pelo estipulado, o parlamentar pagará a multa em apenas uma parcela até o final do mês de julho.

Relatório da Polícia Federal enviado ao STF avaliou que o deputado Daniel Silveira cometeu crime de desacato ao discutir com uma funcionária que cobrou, em fevereiro, que ele usasse máscara durante o registro de sua prisão ordenada pelo STF.

As imagens de Silveira afrontando a servidora rodaram o país e foram usadas como prova contra ele. “Cotejando a transcrição do vídeo, com os depoimentos e declarações apresentados pelos envolvidos, esta autoridade policial considera que o deputado Federal Daniel Silveira, ao se dirigir à perita legista Lilian Vieira com o emprego de expressões ofensivas como, acabou por desrespeitar a funcionária pública, que se encontrava no exercício de sua função, conduta que, indubitavelmente, encontra enquadramento típico no artigo 331 do Código Penal”, diz a PF no relatório.

Veja

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf