Advogada diz que registrou marca “Fadinha” para proteger Rayssa
Foto: Getty Images
Após Rayssa Leal conquistar a prata na modalidade skate street nas Olimpiadas de Tóquio, a advogada Flavia Penido, especialista em direito digital, propriedade intelectual e tecnologia, registrou nessa segunda-feira (26) a marca Fadinha no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).
“Eu registrei em meu nome porque eu não sei o nome dos pais da Rayssa, que como é menor de idade, é representada pelos pais. Juridicamente, ela não tem condições legal de tomar esse tipo de decisão”, disse Penido, em entrevista ao UOL.
Embora não tenha nenhuma relação com a equipe jurídica ou com a família da prodígio do skate, a advogada explicou que produziu um documento, assinado digitalmente, se comprometendo a repassar gratuitamente a marca para a skatista. “A minha ideia foi travar possíveis espertos ou pessoas inescrupulosas que quisessem se aproveitar do sucesso dela agora”. No Twitter, a advogada afirmou que não há interesses econômicos por parte dela e mostrou o documento.
O interesse, obviamente, não é econômico, mas sim preservar eventuais direitos da Rayssa e também mostrar a importância de marketing e jurídico trabalharem sempre juntos.
Segue anexa a declaração. O original eu mostro em off para quem quiser, para preservar meus dados pessoais pic.twitter.com/y6Sv5zCzSg
— Flavia (@ladyrasta) July 26, 2021
A advogada afirmou que teve a ideia de pesquisar se a marca Fadinha já havia sido registrada no Inpi após ver um comercial da Nike, que tem como estrela a medalhista de prata. “Eu fiquei elucubrando. Sabe aquela coisa da advogada: ‘como é que você faz?’ ‘será que eles fizeram isso, será que não fizeram?’ E depois eu falei: ‘Gente, será que a marca Fadinha está registrada?'”. E não estava.
O pedido para o registro, que demora em média seis meses para ser aprovado, já garante que ninguém mais consiga usar “Fadinha” associado ao skate sem autorização do detentor. “A partir de agora, ela já tem a preferência. Se outra pessoa entrar e pedir para registrar Fadinha, vai encontrar um pedido anterior feito”, explicou.
Flavia disse que sua atitude também é uma ação educativa. “A minha ideia é mostrar a importância do departamento jurídico e do departamento de marketing estarem bem alinhados, que é uma coisa que eu me bato há uns 15 anos. Eu não tenho como dizer que não estavam [no caso da Rayssa]. O fato é que a marca não estava registrada. Talvez devessem ter previsto isso. Eu não sei qual o contrato que ela tem, eu não tenho condições de saber. Eu só tenho condições de lidar com o fato. E o fato é que a marca não estava registrada e não havia um pedido sobre isso”.
A advogada também afirmou que espera ser procurada pela equipe ou a família da skatista para fazer a transferência do pedido de registro e que está disposta até a desistir da ação se os pais de Rayssa quiserem.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf